sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mandioca


De acordo com sua região é denominada com nomes diferentes como macacheira, macambe etc. Compostas por sais minerais como Cálcio, Ferro e Fosforo; contendo também vitaminas do Complexo B. Possui uma casca fina na cor marrom, sendo que a parte interna é branca. É uma planta perene, arbustiva, pertencente a família das Euforbiáceas. A parte mais importante da planta é a raiz.

A mandioca é uma comida de cultura indígena e que vem sendo tida como bom alimento até hoje, e ja espalhada por todo o mundo. A mandioca na Africa e usada para nutrir as pessoas que lá precisam. 

Se quiser plantar ou consumir uma mandioca, saiba que sua safra vai de Janeiro a Junho; É cultivada em regiões de clima tropical e subtropical; Temperaturas inferiores a 15ºC prejudica o desenvolvimento vegetativo da planta; Há evidência que a mandioca tolera as condições de acidez do solo.


Os produtos das raízes para alimentação humana são a farinha, a fécula, o beiju, o carimã, dentre outros. A fécula é bastante utilizada nas indústrias de alimentos como em outras indústrias.


Criss Aguiar Pereira. 11

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bonsai




Muitos acham, por verem em filmes ou ate por falta de informações, que sua origem do Bonsai é japonesa, mais na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica.

Podem ser encontrados bonsais de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5 cm e 80 cm.

Deve estar em um vaso raso, obrigatoriamente deve ser uma replica de uma árvore da natureza em miniatura.

Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Nos últimos 200 anos no ocidente o cultivo de bonsai se desenvolveu como um "hobby" e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo.

Em lendas o bonsai representa boa sorte e muito dinheiro, e para você que quer ganhar dinheiro de uma maneira "fácil" comece a vender bonsai, pois rende uma boa grana.

Existindo alguns "Estilos" como:

Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.

Han-tensoi: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore caindo a um nível abaixo da borda do vaso, mas não chega a altura da base do vaso.

Fukinagushii: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Plantas Medicinais:


                                 


Contém substâncias bioativas.
Usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos.
As ervas medicinais são consideradas um alimento completo, pois contem quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Suas indicações são preventivas e agem como terapia de ajuda, mais para casos mais graves,as ervas só não adiantam, precisa de um acompanhamento médico.
Existe uma enorme quantidade de plantas medicinais por todo o mundo.
Cada planta age com uma determinada “função”, existem plantas que servem para dores musculares, dores de cabeça e até para infecção urinária.
Se você está com dificuldades ou atrasos na menstruação e cólicas, a ABÚTUA "Chododendron Platyphyllum" é  o melhor pedido; ou quando você está com problemas capilares como caspas, queda do cabelo, o AGRIÃO "Sisymbrium nasturtium" é a melhor indicação servido também como cicatrizante, descongestionante, anti-inflamatório; e se você está precisando de suplementos alimentares use a ALFAFA "Medicago sativa" contendo vitaminas, minerais, potássio, magnésio, fósforo e cálcio; a ALFAVACA "Occimum basilicum" é ótimo para curar feridas e hematoma,  enfim... existem inúmeros tipos de plantas espalhadas por toda parte basta usufruir corretamente do meio ambiente.


POST DE RICARDO BRUNO MENDES.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

DICA DE HOJE: Plantas Ornamentais.


Aí vai a dica de hoje: Na sua casa invista em plantas ornamentais, além de deixar o ambiente lindo e colorido, é uma boa escolha para quem quer presentear uma mulher, rosas são sempre o melhor presente, então use e abuse de plantas, e flores para enfeitar ou presentear uma pessoa amada.




Post de Natália Feijó - 30.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Maior Cajueiro do mundo.

                                                                   
                                                          
No post de hoje resolvi falar sobre uma árvore que se encontra aqui no Brasil, e está no GUINESS BOOK o livro dos recordes como o maior cajueiro do mundo.
Localizado no municipido de Paramirim, perto da cidade de natal no Rio Grande do Norte.
Essa árvore cobre uma área de 8500m² produzindo cerca de 70 a 80 mil cajus na safra.
Ele foi plantado em 1888 por um pescador local, que morreu nas proximidades de seu cajueiro.
Já foi até comprovado que todos seus galhos e folhas brotam de um só tonco fixado ao chão. 
Esse cajueiro, como qualquer outro entra no grupo das Gimnospermas, que são as plantas que predominam no planeta, se enquadram basicamente nesse filo as plantas de grande porte e que produzem fruto.






Claudia Silveira, 10 .

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ajudar o meio ambiente não faz mal a ninguém.


Já fez sua boa ação para o meio ambiente hoje? NÃO?! Pois já ta na hora de começar a agir...
Como todos já sabemos, e ouvimos praticamente todos os dias, o verde do nosso planeta está acabando.
Então vamos deixar a preguiça de lado e tentar mudar essa situação.
Plantar requer apenas de água, pá, terra,  sementes, e um pouquinho do seu tempo. Se cada um de nós fizermos a nossa parte o mundo pode sim ter uma solução e vamos ajudar a vida dos nossos filhos e netos.
ENTÃO PLANTE...